ELEIÇÕES 2014: SOPA DE LETRINHAS


Interessante e instigante as movimentações sobre as eleições de 2014. Mesmo que o Governador critique a antecipação do debate eleitoral, não há como prever no tabuleiro atual como acabarão as alianças em torno do governo e a manutenção da base aliada que o elegeu. A política capixaba há muito convergia entre um ou outro grupo e atualmente há uma diversidade mais baseada em uma nova divisão geopolítica, mesmo que os personagens não tenham mudado tanto. Assim, o PT que tem no plano nacional aliança com o PMDB aqui está, até agora, na base aliada do Governo.

Embora o Presidente Estadual do partido não descarte nada, ou seja, vai aguardar as movimentações para que possa dizer para onde o partido irá em 2014. O PR de Magno Malta aqui no ES oferece palanque para a reeleição de Dilma e claro pretende lançar seu próprio candidato ao Governo do Estado. O PMDB pensando em uma candidatura própria, por enquanto fala em Ricardo Ferraço para 2014 e já abandonou a base aliada do Governo Estadual, apesar das permanências dos Secretários de Transportes e Obras Públicas e o Chefe da Casa Civil nos cargos e da saída anterior do Presidente da CESAN.

Ao que tudo indica Dilma teria, no tabuleiro eleitoral de hoje, dois palanques diferentes no Estado e ainda teria a “neutralidade” do Governador Renato Casagrande. Sobre a antecipação do debate, discordo das opiniões que dizem que está cedo para que haja as movimentações. A diferença das ultimas eleições para agora é que o plano nacional vai influenciar sim as eleições estaduais, mesmo que os partidos mostrem-se tão híbridos e tão parecidos programaticamente, os interesses partidários convergem para uma mudança de personagens em 2014. Talvez algumas figurinhas repetidas apareçam no álbum, mas por enquanto, nada está tão certo que não nos coloquem espectadores atentos a outro “abril sangrento". 

PS: Abril Sangrento é como ficou conhecido o mês de abril nas ultimas eleições a Governador quando por influência de Paulo Hartung foi apresentado o candidato Renato Casagrande para Governador, quando a mídia esperava que fosse Ricardo Ferraço o candidato de consenso(foto). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O legado do Coronel Negro

QUE HORAS ELA VOLTA? A Hipocrisia da ascensão social brasileira.

BANDAS DE CONGO: RESISTÊNCIA CULTURAL