A ODISSEIA DE MARINA


Um dos assuntos me chamou a atenção nessas ultimas semanas foi a odisseia da Ex-Senadora Marina Silva para registrar o REDE Sustentabilidade. Enquanto nasceram dois novos partidos o PRÓS e o Solidariedade, sem nenhuma novidade quanto a projetos políticos nem inovação nenhuma em relação a nomes e candidatos, nem propostas ideológicas, bem como projetos políticos que são iguais a outros “projetos” de partidos já maduros em nossa política eleitoral. 

Nasceram já se articulando junto ao governo e com o objetivo de conseguir a maior quantidade possível de políticos com mandato, “candidatos de peso”, bem como a busca de quadros que façam engordar os repasses para os partidos vindos da Viúva. O jogo político atual de fundação e articulação de novos partidos não enriquece em nada a nossa Res publica, ao contrário, é o “mais do mesmo”. É nada mais que a reprodução do poder político por aqueles que já estiveram ou que querem rearticular as forças, mas sem inovar em propostas e nem em conjunturas. 

Enquanto o REDE da Marina que tinha querendo ou não uma proposta ideológica, bem como um novo formato de propostas para o Brasil, outros partidos que reproduzem as mesmas forças políticas que se entranharam no poder nesses 25 anos de Constituição Cidadã irão receber dinheiro da Viúva para não mudarem nada do que está aí. Ao contrário, para que nada mude mesmo. Que país é este em que se reproduzem cada vez mais partidos políticos de aluguel e onde algo que brota de fora da "mesmice" partidária não consegue florescer?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O legado do Coronel Negro

QUE HORAS ELA VOLTA? A Hipocrisia da ascensão social brasileira.

BANDAS DE CONGO: RESISTÊNCIA CULTURAL